quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Enquanto o amor não nos alcança

Sabe quando você termina de ler um livro e uma passagem em especial não sai da sua cabeça? Pois é, isso acabou de acontecer comigo. Foi com o Memórias de minhas putas tristes, de Gabriel Garcia Marquez. A passagem é a seguinte: "O sexo é para a gente o consolo enquanto o amor não nos alcança."

Bem, agora deixa eu explicar o contexto em que a frase foi dita. Em primeiro lugar, quem a disse foi o personagem principal, um jornalista de 90 anos que não havia se apaixonado antes de chegar à sua nonagésima década, em um diálogo com uma das putas, que dão nome ao título do romance.

E me deixou intrigada. Achei de uma simplicidade, mas que resume muito bem os relacionamentos superficiais aos quais nossa geração aceita tão facilmente. E uma pergunta ficou no ar: "o que está faltando para que o amor nos alcance?"

Tenho uma amiga que vive repetindo: "2009 será o ano do amor!" Não sei onde ela ouviu isso, mas para ela é como um mantra. Não somente ela, mas ouço muito de amigos e amigas coisas do tipo "quero me apaixonar", "cansei de mulheres (ou homens) que não querem nada sério", "não é isso que quero pra mim" (referindo-se a festas do tipo carnaval em Salvador ou uma ida a qualquer pub da cidade). Tudo isso para dizer que sim, nós desejamos o amor, mas o que está faltando para permitirmos ele em nossas vidas?

Será que é a lei do menor esforço também está valendo para os relacionamentos? Será mais fácil manter relacionamentos baseados em sexo, com o mínimo de envolvimento possível, porque esta é uma opção que "dá menos trabalho"?!

Sim, porque gostar de alguém, amar uma pessoa, implica em uma série de responsabilidades. Em primeiro lugar, nossa sociedade prevê que sejamos monogâmicos. Então, o primeiro esforço é manter-se fiel. Segundo, se você gosta, você se importa. Se você se importa, você vai gastar um tempo que seria dedicado a você para outra pessoa. E nem todo mundo concorda em abrir mão disso ou está preparado para isso (especialmente as ex-boazinhas). Terceiro, se envolver com alguém significa derrubar barreiras, desconstituir-se de suas máscaras, ser verdadeiro. Isso tudo não é tarefa fácil.

Queria concluir, mas ainda não tenho a resposta para "porque o amor não nos alcança?". Mas ainda espero ouvir o click quando ele, enfim, guerreiro que é, me alcançar...

Um comentário:

  1. Dri, não concordo com as mulheres que dizem que os homens não querem nada, pois sempre estamos bucando alguém para ser a nossa companheira.

    Será que esta questão não está na própria mudança de comportamento feminino?

    Veja, por exemplo, que ontem o fantástico fez uma pesquisa com as mulheres para saber o que elas mais gostariam de ganhar no Dia Internacional da Mulher. Veja o resultado:

    1. O emprego
    2. Um corpo sarado
    3. Um marido ou um novo namorado

    Uma ds entrevistadas disse: “Marido não, Deus me livre”. Já um dos homens, afirmou: “Eu não tenho mulher. Então, quero que elas queiram isso para eu ser o marido novo ou namorado novo”.

    Então, dessa forma, fica difícil o amor acontecer...não acha?

    ResponderExcluir