segunda-feira, 23 de março de 2009

Vida demais para ser vivida

Nossa! Quase um mês sem postagem... Mas sabe o que acontece? Vida demais pra ser vivida!!! Vontade de fazer tudo e tudo ao mesmo tempo...

Deve ser por isso que adquiri uma ansiedade quase sem limites. Quem me conhece sabe que sou dessas que sentem até dor no peito, que não conseguem ficar quietas... Bem verdade que já melhorei muito... Ok, às vezes tenho umas recaídas, como hoje - uma demanda urgente no trabalho - e a ansiedade praticamente me deixou sem comer... Bem, mas o que tenho feito para controlá-la e não querer abraçar o mundo de uma vez? Concentrar-me no aqui e no agora!

No começo é difícil. Por exemplo, estou aqui, escrevendo no meu blog - então, devo me concentrar apenas nisso - nada mais importa. Não posso imaginar que ainda tem a tal demanda, que viajo amanhã, que preciso fazer minha mala, que tem roupas na máquina de lavar, que, de novo, ainda não comi, que acabei de dar desculpas esfarrapadas quando deveria ter dito simplesmente não estou a fim (eis aí a boazinha que insiste em aparecer). Ai, meu pé já está balançando embaixo da mesa e não estou encontrando posição na cadeira... Pois é, isso é bem difícil para os ansiosos. Mas com algum esforço, é possível aprender a se concentrar e viver o instante presente.

Quando isso acontece, a vida ganha novos significados. Não importa se o que você fez não vai dar em nada, se o texto que você está escrevendo não vai ser lido, se você não ouviu um obrigada depois de fazer um favor. Isso não importa. Você viveu plenamente o instante - colocou cada pedacinho seu naquele momento - e isso eu considero mais importante - você não deixou a vida para depois.

Para finalizar, deixo o poema do Fernando Pessoa, porque acho que tem tudo a ver com doar-se a si mesmo (plagiando) no mínimo que fazes:


Ser Grande


Para ser grande, sê inteiro:
Nada teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa.
Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda brilha,
Porque alta vive.

3 comentários:

  1. Dri, a ânsia por viver cada segundo que a vida nos proporciona é própria nas pessoas que são inquietas, que querem transformar, mudar, inventar, experimentar, fazer diferente...e vc, ao que me parece, é assim. isto é muito bom por um lado.

    Ah, mas eu acho que essa ansiedade é mais presente nas pessoas que sonham com um ideal e ainda não conquistaram o seu desejo. Veja por exemplo, como se comportam os atores antes de entrar no palco para apresentar um espetáculo. É aquele frisson, sempre!

    ResponderExcluir
  2. Dri, a ânsia por viver cada segundo que a vida nos proporciona é própria das pessoas que são inquietas, que querem transformar, mudar, inventar, experimentar, fazer diferente...e vc, ao que me parece, é assim. isto é muito bom por um lado.

    Ah, mas eu acho que essa ansiedade é mais presente nas pessoas que sonham com um ideal e ainda não conquistaram o seu desejo. Veja por exemplo, como se comportam os atores antes de entrar no palco para apresentar um espetáculo. É aquele frisson, sempre!

    ResponderExcluir
  3. Dri, a vida é para ser vivida intensamente!!!

    ResponderExcluir