segunda-feira, 21 de junho de 2010

Perto dela, as boazinhas são santas

Acabei de ler As aventuras da menina má, de Mario Vargas Llosa. E estou meio desconcertada com o término do romance, por dois motivos. O primeiro já é algo corriqueiro: sempre que termino uma leitura que me envolve e que me transporta para o mundo da ficção, começo a sentir falta dos personagens assim que o romance acaba. É como se eu tivesse me mudado de cidade e sei que a falta de convivência com eles fará que com que eu os esqueça, mais dia, menos dia. E o segundo, claro, tem a ver com título do romance e a heroína da história: a menina má.

Claro que o título me atraiu em primeiro lugar. O enredo da trama não é assim, novo. Conta a história de uma mulher cuja vontade de nunca mais passar necessidades na vida faz de tudo por dinheiro. Submetendo-se, inclusive a impensadas humilhações. E claro, não dá a mínima para o boboca pobre, apaixonado, que vive aos seus pés.

A narrativa é envolvente, faz você não querer se desgrudar do livro. Quando o mocinho está com a menina má, você lê o romance aos sobressaltos, esperando o momento em que ela o trocará por outro. Ou, quando ele não está com ela, você tenta adivinhar quando e como ela vai reaparecer. Como o próprio boboca apaixonado descreve: sempre reencontrando-o no intervalo entre dois amantes.

A menina má não é apenas egoísta. Ela é cruel. Não expressa nenhum sentimento, a não ser se lhe convém... quando deixa qualquer dissimulada no chinelo. Capitu é uma santa do lado dela.

No entanto, o boboca apaixonado, Ricardito, o narrador da história, mostra uma menina má por quem você se apaixona. E começa a torcer para que ela "se endireite" e reconheça o que é ser feliz na vida.

É uma leitura fascinante. Apenas uma advertência. Não estranhe se depois de ler, você começar a achar sua vida monótona, sentir-se um burguês sem grandes aspirações. Ou achar que uma vida só é pouco, para tantas possibilidades. Ou mesmo, suspeitar daquelas pessoas mais próximas, achando que está no meio de uma grande conspiração...

Ah, o romance faz você viajar também pela Europa do século passado... não passa incauto às suas transformações, desde a cultura hippie iniciada na Inglaterra, embalada pelo som dos Beatles e de muito LSD... o surgimento da Aids.... algumas tiradas contra a psicologia de Lacan... e nos situa no tempo de alguns pensadores, como Sartre, Roland Barthes, Foucault e outros que não me recordo agora... Ah, e claro, o escritor, sendo peruano, nos dá ainda uma aula de história-política sobre seu país.

Bem... depois de terminar o texto da postagem, estou percebendo que ficou parecendo uma resenha... mas, depois de ler um romance com esse título, não podia deixar passar em branco. Afinal, a menina má dá aula para qualquer aspirante a ex-boazinha :)

Um comentário:

  1. Obrigado pela idéia para o nome do meu blog...Já conhecia o livro, mas não me ocorreu antes de dar esse nome!

    Adorei o teu blog, já fazia parte da comu no orkut, mas aqui visita há ppppouco tempo.

    Se quiser dar uma passada lá no meu o endereço é:
    http://travessurasdemeninaquasema.blogspot.com/

    :)

    ResponderExcluir